sexta-feira, 7 agosto, 2009
Faustão fez cirurgia não regulamentada
por Lucio Luiz
No início da semana, anunciamos que Faustão havia realizado uma cirurgia bariátrica. O apresentador voltou a ser notícia em toda a mídia pelo mesmo assunto, mas dessa vez de uma maneira não muito positiva: o procedimento cirúrgico utilizado não é regulamentado.
Faustão vem mantendo um comportamento exemplar ao optar por não dar detalhes sobre a cirurgia enquanto não observar seus resultados reais, já que sabe a força de sua opinião perante o público. Contudo, a técnica utilizada (gastrectomia vertical com interposição de íleo) não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).
A cirurgia experimental foi desenvolvida há cerca de seis anos pelo cirurgião goiano Áureo Ludovico de Paula com o principal objetivo de curar o diabetes tipo 2. O procedimento já foi aplicado em 450 pacientes.
Sua principal diferença para a cirurgia convencional é a recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. Com isso, o íleo passa a produzir mais GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina), exatamente o problema dos diabéticos tipo 2, no qual o íleo não consegue produzir o hormônio em quantidade suficiente.
Há especialistas a favor e contra a técnica, mas o fato dela ainda ser experimental e, principalmente, não ser voltada primordialmente para a redução da obesidade, faz com que seja necessário observar melhor os resultados dos pacientes que já passaram por ela. Além disso, para o problema específico do diabetes tipo 2, o próprio CFM sugere outros tipos de intervenção cirúrgica.
Por fim, um dado importante levantado pelos especialistas: Uma cirurgia experimental só pode ser realizada com autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Contudo, ainda não havia registro na Conep dessa técnica. A instituição já pediu explicações para o hospital e o médico responsáveis pelo tratamento, que terão sete dias para responder.
O Hospital Albert Einstein, onde Faustão foi operado, afirma que o precedimento cirúrgico é, sim, reconhecidamente experimental e que segue todos os critérios de segurança da instituição.
—–
Fonte: Folha de S. Paulo
http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/


FAÇA PERGUNTAS E EU RESPONDEREI, NO SITE=> http://mepergunte.com/gastroplastizadas


FICAREI FELIZ EM TER VOCÊ NO
MEU ORKUT.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571
-----------------------------------------------------------------------------------------------------CONTATOS (abaixo) com
Amigas Gastroplasizadas
(Betânia Sousa)
*FAÇA PERGUNTAS SOBRE A GASTROPLASTIA E EU RESPONDEREI:
http://mepergunte.com/gastroplastizadas
*ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571
*Minha VIDA DIGITAL CENTRALIZADA:
http://meadiciona.com/gastroplastizadas
*WEBSITE:
http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/
*BLOG:
http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/
*TWITTER:
http://twitter.com/amigasgastro
*YOUTUBE:
http://www.youtube.com/amigasgastroplastiza
* Facebook: "Amigas
Gastroplastizadas Betânia Sousa"