Programas de excelência não garantem cirurgias bariátricas mais seguras
Pesquisa mostra que taxas de complicações graves não variam muito entre hospitais considerados centros de referência e os demaistamanho da letra
A-A+1 de 2Foto: Divulgação/Bishko
1 de 2Foto: Divulgação/UM
« Anterior
Próxima » Equipe médica realiza cirurgia bariátrica em paciente
A pesquisadora Nancy Birkmeyer, da Universidade de Michigan
Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan aponta novos dados sobre a segurança da cirurgia bariátrica e a qualidade dos hospitais que realizam o procedimento. A técnica é indicada para pacientes que sofrem de obesidade mórbida.
A pesquisa mostra que as complicações mais sérias foram relativamente baixas (cerca de sete por cento) entre os mais de 15 mil pacientes que realizaram a cirurgia em um dos 25 hospitais licenciados para a cirurgia.
De acordo com Nancy Birkmeyer, autora do estudo e professora de cirurgia da Universidade de Michigan, os pacientes devem procurar um cirurgião capacitado para fazer o procedimento e um hospital onde já tenham sido realizadas muitas cirurgias bariátricas. "Se os hospitais são designados como Centro de Excelência bariátrica ou não, isso não é importante."
O número de processos de perda de peso, geralmente recomendado para aqueles que tem 100 quilos ou mais a perder, subiu de 16 mil, no início de 1990, para mais de 180 mil, em 2005. O procedimento se tornou a segunda cirurgia abdominal mais comum nos Estados Unidos.
Com o aumento das taxas de cirurgia, o American College of Surgeons e a American Society of Metabolic and Bariatric Surgeons criaram centros de programas de excelência para ajudar a avaliar a qualidade dos hospitais. A pesquisa mostra que as taxas de complicações graves são de 2,7% nos hospitais designados como centro de excelência, enquanto essa taxa fica em 2% para os hospitais sem essa denominação.
"Centros de Excelência do estado não podem prever resultados melhores, a acreditação deve ser baseada em dados auto-relatados, resultados e outras variáveis de importância", diz Birkmeyer.
De acordo com os pesquisadores, tendo em conta o mercado altamente competitivo para a cirurgia bariátrica, programas de acreditação dos centros de excelência podem estar atraindo hospitais motivados tanto pelo marketing, como pelo desejo de demonstrar e melhorar a sua qualidade. As complicações sérias foram cerca de duas vezes superior (cerca de 4,3%) para os cirurgiões menos qualificados, em hospitais de menores índices de procedimentos, em comparação com 1,9% para os cirurgiões mais capacitados, nos hospitais de Michigan. Um hospital considerado "de alto volume" é aquele que já realizou mais de 300 cirurgias bariátricas em um ano.
Os pesquisadores descobriram que, em geral, 7,3% dos pacientes apresentaram uma ou mais complicações cirúrgicas. A maioria dos problemas foram feridas e outras complicações menores. As complicações graves foram mais comuns após os procedimentos de bypass gástrico (3,6%), seguido por gastrectomia (2,2%) e banda gástrica ajustável laparoscópica (0,9 %).
"As taxas de complicação relativamente baixas em Michigan sugerem que a melhoria da qualidade de colaboração pode ser mais eficaz do que os programas COE," explica Birkmeyer.
Fonte: Isaude.net
http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/


FAÇA PERGUNTAS E EU RESPONDEREI, NO SITE=> http://mepergunte.com/gastroplastizadas


FICAREI FELIZ EM TER VOCÊ NO
MEU ORKUT.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTATOS (abaixo) com
Amigas Gastroplasizadas®
(Betânia Sousa)
*FAÇA PERGUNTAS SOBRE A GASTROPLASTIA E EU RESPONDEREI:
http://mepergunte.com/gastroplastizadas
*ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571
*Minha VIDA DIGITAL CENTRALIZADA:
http://meadiciona.com/gastroplastizadas
*WEBSITE:
http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/
*BLOG:
http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/
*TWITTER:
http://twitter.com/amigasgastro
*YOUTUBE:
http://www.youtube.com/amigasgastroplastiza
* Facebook: "Amigas
Gastroplastizadas Betânia Sousa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário